O que é o Manual de Identidade Visual? Para que serve?
O Manual de Identidade Visual é um documento que contém explicações de como a Identidade Visual deve ser utilizada e aplicada. O manual contém diversas regras de boas práticas para que a Identidade Visual seja aplicada nos mais diversos contextos (inclusive por outros profissionais) e mantenha a essência do projeto inicial.
O que deve ter um bom Manual de Identidade Visual
Apresentação
Uma breve apresentação explicando o que é o Manual de Identidade Visual, para que ele serve e como utiliza-lo.
Conceito
Qual o conceito da marca criada. O que está por trás do visual apresentado, explique como o símbolo e os elementos foram criados e quais os significados de cada elemento.
Símbolo
Apresente o símbolo e como ele foi concebido, quais suas proporções, grids de criação, etc
Logotipo
Mostre o logotipo completo e suas versões de aplicação, geralmente existem duas versões, a vertical e a horizontal.
Padrões e Elementos
Você criou patterns ou elementos complementares para a marca? Mostre-os aqui e diga para que e como devem ser utilizados.
Cores
Quais as cores utilizadas na marca e suas versões em Pantone, RGB e CMYK. Não esqueça de especificar onde cada versão de cor deve ser utilizada.
Versões positivas e negativas
É muito importante utilizar as cores originais da Identidade Visual, mas caso isso não seja possível, apresente versões em preto ou branco.
Tipografia
Quais famílias tipográficas foram utilizadas para criar cada parte da Identidade Visual. Explique onde e como essas famílias tipográficas podem ser utilizadas.
Usos Incorretos
Deformação, cores, proporção entre elementos. Como a Identidade Visual não deve ser utilizada.
Redução do Logo
Reduzir demasiadamente a marca pode dificultar a sua leitura e o seu reconhecimento. Além disso, os limites de redução estão sujeitos ao processo empregado a qualidade do original e a qualidade da reprodução obtida.
Área de Proteção
Para evitar a interferência de outros elementos gráficos e preservar a integridade e legibilidade da marca, deve ser resguardado um espaço ao seu redor. A esse espaço atribuímos o nome de “área de proteção”
Aplicação sobre Fundos
Sobre quais fundos a marca pode ser aplicada. Mostre quais são as possíveis aplicações da marca e como é importante nunca aplicar a marca sobre fundos com contraste insuficiente para a legibilidade.
Aplicação em Caixas
Sempre que for necessário aplicar a marca sobre fundos que prejudiquem de alguma forma a sua leitura – cores que não sejam as institucionais, fundos com contraste insuficiente, texturas ou fotografias – o melhor recurso será a utilização de um box de forma a preservar a sua leitura.
Utilização dos Arquivos
Como, quando e onde os arquivos disponibilizados podem ser utilizados. Explicação de quando usar os arquivos CMYK e RGB, por exemplo.
Exemplo
Abaixo um exemplo de uma Manual de Identidade Visual que eu fiz para a Embarq.